PORTUGUÊS
| Morfologia - Verbo - Exercícios com Gabarito [LISTA 01]
01.
(UFSCar) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases:
I
- Se nos ....... a fazer um esforço conjunto, teremos um país sério.
II
- .......o televisor ligado, para te informares dos últimos acontecimentos.
III
- Não havia programa que .......o povo, após o último noticiário.
a)
propormos - Mantenha - entretesse
b)
propusermos - Mantém - entretesse
c)
propormos - Mantém - entretivesse
d)
propormos - Mantém - entretesse
e)
propusermos - Mantém – entretivesse
02.
(UFMG) Em todas as frases, os verbos estão na voz ativa, exceto em:
a)
Ele, que sempre vivera órfão de afeições legítimas e duradouras, como então
seria feliz!...
b)
O quinhão de ternura que a ela pretendia, estava intacto no coração do filho.
c)
Os dois quadros tinham sido ambos bordados por Mariana e Ana Rosa, mãe e filha.
d)
E dizia as inúmeras viagens que tinha feito até ali; contava episódios a
respeito do boqueirão.
e)
Sobre a banca de Madalena estava o envelope de que ele tinha falado.
03.
Imagine a situação em que uma professora responda a seu aluno e que nessa
resposta denote-se erro do emprego verbal. Identifique-o:
Professora,
eu preciso fazer a lição de casa?
a)
É preciso que você faça a lição.
b)
Se você fizer a lição, tirará suas dúvidas sobre a aula.
c)
Convém que você faça a lição.
d)
Faça a lição sempre que solicitada.
e)
É bom que você faz a lição de casa.
04.
Assinale a alternativa em que estão devidamente classificadas as seguintes
formas verbais: “Chegando do trabalho, espero que já tenha
terminado a lição de casa”.
a) futuro
do subjuntivo, presente do subjuntivo
b) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
c) infinitivo, presente do subjuntivo
d) gerúndio, pretérito perfeito do subjuntivo.
e) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo.
05.
Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo:
I. Entenda que é preciso
preservar os recursos naturais para as gerações futuras;
II.
É necessário que nos preocupemos com
camadas sociais menos favorecidas;
III.
Nem todos sabem sobre
a importância da ação do homem sobre a natureza;
IV.
O voo fará duas
escalas antes de chegar ao Brasil;
V.
Ela poderá brincar caso termine a
tarefa antes do anoitecer.
Estão
corretas:
a)
Todas as alternativas.
b)
Apenas III e IV.
c)
I, II e V.
d)
II, III e V.
e)
Apenas II e V.
06.
Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo indicativo:
I.
Os alunos entendem a
importância da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
II.
Nós nos preocupávamos com
a desigualdade social no país.
III.
É importante que todos saibam sobre
a importância da ação do homem sobre a natureza.
IV.
O voo fez duas
escalas antes de chegar ao Brasil.
V.
Só poderei brincar quando eu terminar a
tarefa.
Estão
corretas:
a)
Apenas V.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas IV.
d)
I, II e IV.
e)
I, III e V.
07.
(UNIMEP-SP) "Assim eu quereria a
minha última crônica: que fosse pura
como este sorriso." (Fernando Sabino).
Assinale
a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:
a)futuro
do pretérito, presente do subjuntivo.
b)pretérito
mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo.
c)pretérito
mais-que-perfeito, presente do subjuntivo.
d)futuro
do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo.
e)pretérito
perfeito, futuro do pretérito.
08.
Sobre o modo subjuntivo, é correto afirmar:
a)
Normalmente ocorre nas orações independentes optativas, nas imperativas
negativas e afirmativas, nas dubitativas com o advérbio talvez e nas
subordinadas em que o fato é considerado incerto, duvidoso ou pouco provável de
se concretizar.
b)
Normalmente aparece nas orações independentes e nas dependentes que sugerem um
fato real, concretizado.
c)
Tempo de ações prolongadas ou repetidas com limites imprecisos, não informando
assim nem o término e nem o início dessas.
d)
Normalmente ocorre nas orações que expressam uma ordem, pedido ou conselho.
e)
Normalmente é empregado nas ações que nos transportam mentalmente a uma época
passada e nessa época passada descrevemos então o que era presente.
09.
(TRE-RJ) Alguns tempos do modo indicativo podem ser utilizados com valor
imperativo. Está neste caso o verbo sublinhado na seguinte alternativa:
a) Faça logo esse serviço!
b)
Não matarás, diz a
Bíblia.
c) Saiam logo depois do sinal.
d) Prestem atenção ao que foi
dito.
e)
Não desçam correndo
a escada.
10.
Qual das alternativas completa as frases com o verbo adequado?
I.
Quando eu (ver) a Ana, digo que você mandou um beijo.
II.
Quando eu (vir), trago os fones novos.
a)
ver, vir
b)
vir, vir
c)
vir, vier
d)
ver, vier
GABARITO
01.E
02.C
03.E
04.D
05.E
06.D
07.D
08.A
09.B
10.C
Listas
de exercícios retiradas dos sites:
https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-verbos.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-verbos.htm
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-verbos-7-ano/
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-verbos-para-6-ano/
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-formacao-dos-tempos-verbais.htm
https://www.normaculta.com.br/exercicios-sobre-verbos-modos-e-tempos-verbais/
https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-tempos-modos-verbais.htm#resposta-763
https://www.infoescola.com/portugues/tempos-verbais/exercicios/
*Imagem retirada do site https://aclp.com.br/hora-do-vernaculo-a-defectibilidade-do-verbo-caber/
Nenhum comentário:
Postar um comentário