REVOLUÇÃO FRANCESA:
A FRANÇA
PRÉ-REVOLUCIONÁRIA
Fonte da foto: https://brainly.com.br/tarefa/10712142
01. Nos séculos XVII e
XVIII, o chamado Antigo Regime (simplificadamente, o __________________ e o
____________________) sofreu inúmeras contestações por meio do Iluminismo, da
Revolução Inglesa e da Revolução Industrial. O apogeu de sua crise foi a
___________________________. Diferentemente da Revolução Inglesa, que manteve
um caráter isolado, a defesa de seus ideais por meio do exército napoleônico
permitiu a divulgação dos princípios liberais burgueses. Logo, podemos
conceituar a ___________________________ como um processo antiabsolutista que
permitiu a chegada da burguesia ao poder da França, ocasionando o fim do
___________________.
02. “A França do século XVIII foi marcada pelo
apogeu do absolutismo, com o governo do rei Luís XIV (1661-1715), o ‘Rei Sol’.
” Como seu poder era exposto?
03. Caracterize a
França do século XVIII:
04. Desenhe (ou
Represente) a Sociedade estamental medieval, comparando-a com a Sociedade neste
contexto (França do século XVIII):
05. Cite as principais
causas da Revolução:
06. “Diante da profunda
crise econômico-financeira, o rei Luís XVI convocou, em 1787, a Assembleia dos
Notáveis”.
a) Por quem era
composta?
b) Qual o objetivo?
c) O que foi a “revolta
aristocrática”?
d) “O ministro Calonne
foi demitido, e assumiu Necker, propondo convocar os Estados-Gerais para
debater a crise”. O que eram os Estados-Gerais?
e) Autorizada pelo rei
em julho de 1788, o debates para a escolha dos representantes permitiu a
difusão dos ideais _________________.
f) Por que o Terceiro
Estado, apesar de mais representantes, não levava vantagem?
07. Como se deu o
“juramento da sala do jogo da Péla”?
08. Sobre A Tomada da
Bastilha, complete:
O rei Luís XVI procurou
mobilizar suas tropas, ameaçando a __________________________. O Terceiro
Estado reagiu, formando uma milícia em Paris conhecida como
_____________________, com centenas de voluntários. Em 14 de julho de 1789, os
revoltosos conseguiram armas no Arsenal dos _____________. Mas faltava a
munição. A informação de que havia pólvora e chumbo na Bastilha, prisão-símbolo
do __________________, levou uma multidão aos seus portões. Hora depois, a
fortaleza foi invadida, reforçando belicamente as forças do
_________________________. A Tomada de Bastilha simbolizou a queda do
____________________. A partir do dia 14 de julho, o rei teria que se submeter
às decisões da _______________.
GABARITO
01. Absolutismo –
Mercantilismo – Revolução Francesa – Revolução Francesa – Antigo Regime
02. Seu excessivo poder
era exposto por meio de ostentação e despesas da corte, com a construção de
palácios e grandes festas, além do prestígio externo, garantido por meio de
guerras.
03.
- Rei Luís XIV: o ‘Rei
Sol’: ostentação;
- Economia dependente
das condições agrárias;
- Manufaturas
decadentes depois da perda de mercados, após a derrota na Guerra dos Sete Anos
(1756-1763);
- Assinatura do Tratado
de Éden, em 1786, semelhante ao “Methuen” português.
- No aspecto social
>> desigualdade oriunda do feudalismo.
04.
- Desigualdade oriunda
do Feudalismo.
- Os representantes do
Primeiro e do Segundo Estados (clero e nobreza), minoria da população,
desfrutavam de privilégios, como a isenção de impostos.
- Terceiro Estado
(burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses) – aproximadamente 98% da
população – sustentava as despesas do governo.
- O aspecto rural era
predominante, pois cerca de 80% do povo era composto por camponeses.
- Sans-culottes:
trabalhadores urbanos mais radicais. Uma massa formada por artesãos, lojistas,
funcionários públicos, profissionais liberais e assalariados.
05.
- Abusos do Absolutismo
>> ostentação dos reis absolutistas.
- Crise
econômico-financeira >> por causa de:
--- elevados gastos do
governo com guerras (Guerra dos Sete Anos e Guerra de Independência dos Estados
Unidos);
--- Crise da produção
agrária, provocada por problemas climáticos (secas e geadas), que gerou o
aumento dos preços;
--- Crise
manufatureira, agravada pelo Tratado de Éden;
--- O grave déficit
público, diante da queda das receitas e das altas despesas.
- Desigualdade social
>> existência de privilégios dados ao clero à nobreza.
- Interesses políticos
do Terceiro Estado >> a maioria a população desejava participar dos
destinos da França.
- Influência do
Iluminismo >> o Terceiro Estado foi motivado pelos princípios
iluministas, destacando-se a trilogia da liberdade, igualdade e fraternidade.
- Crise política: se
aumenta a crise econômica, aumenta a crise política, marcada pela constante
substituição de ministros das finanças e pela incapacidade de convencer o clero
e a nobreza da importância do pagamento de impostos.
06.
a) Pelas lideranças do
clero e da nobreza.
b) Era debater uma
reforma tributária (mudança no sistema de impostos), apresentando a
possibilidade de cobrar taxas do Primeiro e do Segundo Estados.
c) Foi a resistência do
Primeiro e do Segundo Estados em pagar impostos.
d) Eram a reunião dos
três estados, fato que não ocorria desde 1614.
e) iluministas
f) Porque o voto não
era por representante, mas por Estado, baseado no sistema de votação
tradicional dos Estados-Gerais. Ou seja: clero e nobreza somariam dois votos.
07. Para tentar
aumentar seu poder de decisão, o Terceiro Estado exigiu a votação por
representante. Mas, para mudar o sistema de votação, era necessário o voto por
Estado. Logo, não havia como eles conseguirem alcançar este objetivo. O impasse
no sistema de votação gerou revolta dos membros do Terceiro Estado, que
decidiram afastar-se dos Estados-Gerais e escrever uma Constituição para a França
(episódio conhecido como “juramento da sala do jogo da Péla”, de 15 de junho de
1789). Recebendo elementos do clero e da nobreza, os Estados-Gerais tornaram-se
Assembleia Nacional e, em seguida, Assembleia Nacional Constituinte.
08. Assembleia Constituinte
– Guarda Nacional – Inválidos – absolutismo – Terceiro Estado – absolutismo –
Assembleia
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