quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Revolução Francesa: A França Pré-Revolucionária [Exercícios/Gabarito]


REVOLUÇÃO FRANCESA:
A FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA

01. Nos séculos XVII e XVIII, o chamado Antigo Regime (simplificadamente, o __________________ e o ____________________) sofreu inúmeras contestações por meio do Iluminismo, da Revolução Inglesa e da Revolução Industrial. O apogeu de sua crise foi a ___________________________. Diferentemente da Revolução Inglesa, que manteve um caráter isolado, a defesa de seus ideais por meio do exército napoleônico permitiu a divulgação dos princípios liberais burgueses. Logo, podemos conceituar a ___________________________ como um processo antiabsolutista que permitiu a chegada da burguesia ao poder da França, ocasionando o fim do ___________________.

02. “A França do século XVIII foi marcada pelo apogeu do absolutismo, com o governo do rei Luís XIV (1661-1715), o ‘Rei Sol’. ” Como seu poder era exposto?

03. Caracterize a França do século XVIII:

04. Desenhe (ou Represente) a Sociedade estamental medieval, comparando-a com a Sociedade neste contexto (França do século XVIII):

05. Cite as principais causas da Revolução:

06. “Diante da profunda crise econômico-financeira, o rei Luís XVI convocou, em 1787, a Assembleia dos Notáveis”.

a) Por quem era composta?
b) Qual o objetivo?
c) O que foi a “revolta aristocrática”?
d) “O ministro Calonne foi demitido, e assumiu Necker, propondo convocar os Estados-Gerais para debater a crise”. O que eram os Estados-Gerais?
e) Autorizada pelo rei em julho de 1788, o debates para a escolha dos representantes permitiu a difusão dos ideais _________________.
f) Por que o Terceiro Estado, apesar de mais representantes, não levava vantagem?

07. Como se deu o “juramento da sala do jogo da Péla”?

08. Sobre A Tomada da Bastilha, complete:
O rei Luís XVI procurou mobilizar suas tropas, ameaçando a __________________________. O Terceiro Estado reagiu, formando uma milícia em Paris conhecida como _____________________, com centenas de voluntários. Em 14 de julho de 1789, os revoltosos conseguiram armas no Arsenal dos _____________. Mas faltava a munição. A informação de que havia pólvora e chumbo na Bastilha, prisão-símbolo do __________________, levou uma multidão aos seus portões. Hora depois, a fortaleza foi invadida, reforçando belicamente as forças do _________________________. A Tomada de Bastilha simbolizou a queda do ____________________. A partir do dia 14 de julho, o rei teria que se submeter às decisões da _______________.

GABARITO

01. Absolutismo – Mercantilismo – Revolução Francesa – Revolução Francesa – Antigo Regime

02. Seu excessivo poder era exposto por meio de ostentação e despesas da corte, com a construção de palácios e grandes festas, além do prestígio externo, garantido por meio de guerras.

03.
- Rei Luís XIV: o ‘Rei Sol’: ostentação;
- Economia dependente das condições agrárias;
- Manufaturas decadentes depois da perda de mercados, após a derrota na Guerra dos Sete Anos (1756-1763);
- Assinatura do Tratado de Éden, em 1786, semelhante ao “Methuen” português.
- No aspecto social >> desigualdade oriunda do feudalismo.

04.
- Desigualdade oriunda do Feudalismo.
- Os representantes do Primeiro e do Segundo Estados (clero e nobreza), minoria da população, desfrutavam de privilégios, como a isenção de impostos.
- Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses) – aproximadamente 98% da população – sustentava as despesas do governo.
- O aspecto rural era predominante, pois cerca de 80% do povo era composto por camponeses.
- Sans-culottes: trabalhadores urbanos mais radicais. Uma massa formada por artesãos, lojistas, funcionários públicos, profissionais liberais e assalariados.

05.
- Abusos do Absolutismo >> ostentação dos reis absolutistas.

- Crise econômico-financeira >> por causa de:
--- elevados gastos do governo com guerras (Guerra dos Sete Anos e Guerra de Independência dos Estados Unidos);
--- Crise da produção agrária, provocada por problemas climáticos (secas e geadas), que gerou o aumento dos preços;
--- Crise manufatureira, agravada pelo Tratado de Éden;
--- O grave déficit público, diante da queda das receitas e das altas despesas.

- Desigualdade social >> existência de privilégios dados ao clero à nobreza.

- Interesses políticos do Terceiro Estado >> a maioria a população desejava participar dos destinos da França.

- Influência do Iluminismo >> o Terceiro Estado foi motivado pelos princípios iluministas, destacando-se a trilogia da liberdade, igualdade e fraternidade.

- Crise política: se aumenta a crise econômica, aumenta a crise política, marcada pela constante substituição de ministros das finanças e pela incapacidade de convencer o clero e a nobreza da importância do pagamento de impostos.

06.
a) Pelas lideranças do clero e da nobreza.

b) Era debater uma reforma tributária (mudança no sistema de impostos), apresentando a possibilidade de cobrar taxas do Primeiro e do Segundo Estados.

c) Foi a resistência do Primeiro e do Segundo Estados em pagar impostos.

d) Eram a reunião dos três estados, fato que não ocorria desde 1614.

e) iluministas

f) Porque o voto não era por representante, mas por Estado, baseado no sistema de votação tradicional dos Estados-Gerais. Ou seja: clero e nobreza somariam dois votos.

07. Para tentar aumentar seu poder de decisão, o Terceiro Estado exigiu a votação por representante. Mas, para mudar o sistema de votação, era necessário o voto por Estado. Logo, não havia como eles conseguirem alcançar este objetivo. O impasse no sistema de votação gerou revolta dos membros do Terceiro Estado, que decidiram afastar-se dos Estados-Gerais e escrever uma Constituição para a França (episódio conhecido como “juramento da sala do jogo da Péla”, de 15 de junho de 1789). Recebendo elementos do clero e da nobreza, os Estados-Gerais tornaram-se Assembleia Nacional e, em seguida, Assembleia Nacional Constituinte.

08. Assembleia Constituinte – Guarda Nacional – Inválidos – absolutismo – Terceiro Estado – absolutismo – Assembleia

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Questionário e Gabarito elaborado com base na Apostila 'Eleva Plataforma de Ensino' do Colégio e Curso Elite - Ensino Fundamental II - 8º ano - volume 3

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