quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Revolução Francesa: A Assembleia e a Monarquia Constitucional [Exercícios/Gabarito]

REVOLUÇÃO FRANCESA
A ASSEMBLEIA E A MONARQUIA CONSTITUCIONAL

01. Correlacione as três fases deste processo revolucionário com suas características políticas:
(a) Era das Instituições
(b) Era das Antecipações
(c) Era das Consolidações

(   ) Convenção
(   ) Monarquia Constitucional
(   ) Diretório
(   ) Assembleia Nacional Constituinte

02. Sobre A Era das Instituições, faça o que se pede:
a) Complete a frase abaixo:
Foi a fase ______________ da Revolução Francesa. Dominada pela burguesia, consistiu na instituição (implantação) dos princípios iluministas, especialmente a ________________ e a ______________. Essa primeira fase pode ser dividida em dois momentos: _______________________________ e ____________________________.
b) Quais as características da Assembleia Nacional Constituinte?
c) Quais as características da Monarquia Constitucional?

03. “Logo após a Tomada da Bastilha, ocorreram dois importantes momentos: o ‘Grande Medo’ e a abolição dos privilégios feudais”.

a) O que foi o “Grande Medo”?
b) Para que foi fundamental o “Grande Medo”?

04. “Dois documentos legitimaram os ideais burgueses: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Constituição de 1791”.

a) O que defendia a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?

b) “Os trabalhos da Assembleia Constituinte terminaram em setembro de 1791, apresentando a Constituição francesa”. Quais os destaques da Constituição?

c) “A burguesia conseguiu enfraquecer a aristocracia, por intermédio da abolição dos privilégios feudais e das medidas de secularização (separação Igreja-Estado)”. Cite estas medidas:

d) Aqueles que não aceitaram a Constituição Civil do clero foram conhecidos como ________________.

e) A França criou Igreja nacional, separada do ___________.

f) As camadas populares ganharam a __________________________ (leis iguais para todos), mas foram excluídas da participação política. Além de não permitir que se votasse, devido ao voto censitário, a ________________________________ (14 de junho de 1791) proibiu os trabalhadores de fazerem greves e criarem associações.

05. Como se deu a resistência da Monarquia?

06. “Aprovada a Constituição, teve início o governo monárquico constitucional. A Assembleia Constituinte foi dissolvida e a Assembleia Legislativa, eleita. O voto censitário permitiu a eleição de uma maioria burguesa. Essa fase foi marcada pela ação das forças contrarrevolucionárias”.

a) Pelo que lutavam?
b) Como eram compostas?
c) Por que a Inglaterra fazia parte?
d) O que apoiou?
e) Quais suas consequências?

GABARITO
01. b – a – c – a

02.
Moderada – Liberdade – Igualdade – Assembleia Nacional Constituinte – Monarquia Constitucional

b)
- O “Grande Medo”
- Abolição dos privilégios feudais;
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
- Constituição Civil do clero;
- Confisco e nacionalização dos bens do clero;
- Constituição de 1791;
- Lei d Le Chapelier;
- Tentativa de fuga do rei.

c)
- Assembleia Legislativa;
- Forças contrarrevolucionárias;
- Comuna Insurrecional de Paris;
- Batalha de Valmy.

03.
a) Foi a revolta dos camponeses no interior da França, entre julho e agosto de 1789. Inspirados pelas ideias de liberdade e igualdade, os camponeses atacaram as propriedades dos nobres, e muito destes fugiram para o exterior (emigrados).

b) Foi fundamental para a aprovação da abolição dos privilégios feudais, dando fim à isenção dos impostos e à servidão ainda existente, em 4 de agosto de 1789.

04.
a) Defendia os direitos naturais, como: igualdade jurídica; liberdade individual, política, comercial e de expressão; a propriedade; a segurança; a resistência à opressão.

b)
- Garantia dos direitos civis previsto na Declaração dos Direitos. Como igualdade, liberdade e a defesa da propriedade;
- Estabelecimento dos princípios políticos, como a Monarquia Constitucional (o rei obedecia à Constituição), a divisão dos três poderes e estabelecimento do voto censitário.

c)
- Confisco e nacionalização dos bens do clero (02/11/1789): o governo tomou propriedades da Igreja, usadas em garantia aos assignats (títulos franceses) para reduzir o déficit público;
- Constituição Civil do clero (12/07/1790): separou a Igreja do Estado, exigindo que o clero assinasse a Constituição. A França criou uma Igreja nacional, separada do papa.

d) refratários

e) papa

f) Igualdade jurídica – “Lei de Le Chapelier”

05. O conjunto de medidas implantadas pela burguesia irritava a enfraquecida Monarquia. Em meados de 1791, pouco antes da assinatura da Constituição, houve uma tentativa de fuga do rei Luís XVI. Conspirando contra a revolução, incentivando a invasão de forças absolutistas da Áustria e da Prússia, tentou fugir da França, mas foi capturado e levado de volta a Paris.

06.
a) Lutavam para derrubar as medidas da Revolução Francesa e restaurar o absolutismo e os privilégios dos Primeiro e Segundo Estados.

b) Eram compostas pelo rei, aristocratas insatisfeitos (como emigrados e refratários), países absolutistas (como Áustria, Rússia e Prússia) e a Inglaterra.

c) Os ingleses, que já tinham feito a sua revolução burguesa, temiam a concorrência econômica francesa.

d) Apoiou a tentativa de fuga do rei Luís XVI (1791) e a invasão austro-prussiana (1792).

e)
- Comuna Insurrecional de Paris (agosto/1792): liderada pelos sans-culottes, levantou-se contra a traição do rei, que foi preso ao apoiar a contrarrevolução.
- Batalha de Valmy (20/09/1792): após a invasão austro-prussiana, setores mais pobres da população organizaram-se em batalhões e derrotaram os inimigos.

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Questionário e Gabarito elaborado com base na Apostila 'Eleva Plataforma de Ensino' do Colégio e Curso Elite - Ensino Fundamental II - 8º ano - volume 3
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