segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Nacionalidade - Exercícios com Gabarito

NACIONALIDADE – EXERCÍCIOS
01. (2022/Câmara Municipal de São José dos Campos – SP/SP - Técnico Legislativo) Suponha que Josh e Mary, casados, cidadãos americanos, estavam de férias no Brasil quando, devido a uma intercorrência médica, Mary deu à luz prematuramente ao seu filho Brad. Considerando o disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que Brad
A) é brasileiro naturalizado e poderá perder sua naturalização em virtude da prática de atividade nociva ao interesse nacional.
B) no futuro poderá se candidatar para o cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Federativa do Brasil.
C) é brasileiro naturalizado e no futuro poderá ocupar o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados.
D) deve ser considerado como brasileiro nato, mas não poderá ocupar o cargo de oficial das Forças Armadas, pois seus pais são estrangeiros.
E) apenas será considerado brasileiro após residir por um ano ininterrupto no Brasil e comprovar que tem idoneidade moral.
 
02. (2021/SEAP – PA/Policial Penal Agente Penitenciário/Feminino) Marco nasceu na Alemanha, filho de pai alemão e mãe brasileira, que, na época do nascimento de Marco, estava a serviço da República Federativa do Brasil. Quanto à nacionalidade de Marco, é correto afirmar:
A) A nacionalidade originária de Marco é alemã, podendo vir a ser naturalizado brasileiro caso opte, a qualquer tempo e independente de registro em repartição brasileira, pela cidadania brasileira e renuncie a alemã.
B) Marco é brasileiro naturalizado, eis que sua mãe é brasileira.
C) Marco é brasileiro nato, pois é filho de mãe brasileira que estava a serviço da República Federativa do Brasil à época do nascimento de Marco.
D) Marco apenas poderá adquirir a nacionalidade brasileira derivada se for registrado em repartição brasileira e opte, até a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
 
03. (2021/MPE-PR/Promotor de Justiça Substituto) Emiliano nasceu no Japão, quando sua mãe, brasileira, realizava trabalho como contratada naquele país por empresa privada japonesa. O seu pai é chinês. Quando do nascimento, Emiliano apenas foi registrado no órgão competente no Japão. Assim, é correto dizer que:
A) Emiliano é brasileiro nato, possuindo dupla nacionalidade.
B) Emiliano é estrangeiro e não pode ser naturalizado brasileiro.
C) Emiliano não pode ser naturalizado brasileiro, pois sua mãe, à época do nascimento, trabalhava no Japão em uma empresa japonesa e não brasileira.
D) Emiliano pode ser considerado brasileiro nato, desde que venha a residir na República Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
E) Emiliano pode se tornar brasileiro caso o seu pai requeira a naturalização brasileira.
 
04. (2021/Prefeitura de Horizontina – RS/Agente Administrativo) De acordo com a Constituição Federal, são considerados brasileiros naturalizados:
A) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu País.
B) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
C) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
D) Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigida aos originários de Países de língua portuguesa apenas residência por quinze anos ininterruptos.
E) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
 
05. (2018/Prefeitura de Santa Rosa – RS/Advogado) Sobre o critério de atribuição da nacionalidade adotado pelo sistema jurídico brasileiro, é correto afirmar que:
A) A regra geral é o jus soli, admitindo-se, no entanto, casos de jus sanguinis.
B) A regra é a do jus soli, sem admitir casos de jus sanguinis.
C) A regra geral é o jus sanguinis, admitindo-se casos de jus soli.
D) A regra é a do jus sanguinis, sem admitir casos de jus soli.
E) Somente são brasileiros natos aqueles nascidos no território nacional.
 
06. (2021/Prefeitura de Candelária – RS/Almoxarife) Segundo o disposto na Constituição Federal de 1988, é privativo de brasileiro nato o cargo de:
A) Ministro do Supremo Tribunal de Justiça.
B) Ministro da Justiça.
C) Senador da República.
D) Deputado Federal.
E) Oficial das Forças Armadas.
 
07. (2016/MPE-SC/Promotor de Justiça – Matutina)
A Constituição Federal não admite que um brasileiro nato perca a nacionalidade brasileira.
 
08. (2019/CRO - RS /Advogado) De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta a respeito da nacionalidade.
A) As hipóteses de aquisição originária de nacionalidade estão previstas, de modo não taxativo, na Constituição, podendo a lei estabelecer situações adicionais.
B) Muito embora a regra adotada pela Constituição para aquisição originária de nacionalidade seja o critério jus sanguinis, há hipóteses em que se admite o critério jus soli, aliado ao atendimento de outros requisitos previstos na Carta.
C) A chamada nacionalidade potestativa consiste na aquisição originária por aquele que, nascido no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, venha a residir na República Federativa do Brasil, optando, no prazo máximo de um ano após o atingimento da maioridade, pela nacionalidade brasileira.
D) Não perde a nacionalidade brasileira aquele que tenha, em virtude do critério jus sanguinis, nacionalidade originária reconhecida por Estado estrangeiro.
E) Somente aos portugueses naturalizados são reconhecidos os mesmos direitos dos brasileiros.
 
GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. E
5. A
6. E
7. F
8. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário