domingo, 17 de junho de 2018

O Período Napoleônico [Exercícios/Gabarito]

O PERÍODO NAPOLEÔNICO

O PERÍODO NAPOLEÔNICO
“Em 2 de dezembro de 1804, Napoleão Bonaparte era coroado imperador francês em Paris, na Catedral de Notre-Dame. A França, que acabara de passar por um complicado processo revolucionário que provocou profundas alterações em seu território e no mundo todo, teria em Napoleão a força para se tornar potência continental e se expandir política e economicamente. ”

01. Ao contrário do que tradicionalmente acontece nas coroações:
a) O que Napoleão fez?
b) Qual seu objetivo?

02. Como Napoleão passou de uma família com título de pequena nobreza para general (aos 24 anos)?

03. Como se deu o “Golpe do 18 Brumário”?

04. Como se divide a Era Napoleônica?
I. ______________________________________________
II. ______________________________________________
III. ______________________________________________

05. Sobre O GOVERNO DO CONSULADO (1799-1804), responda:
a) Por quem era formado? 
b) Apesar de ter sido mantido o Parlamento, caracterizou-se, então, uma ____________________.
c) Quais as principais características?
d) Qual o objetivo de se realizar obras públicas de infraestrutura? 
e) Qual o objetivo do Estado ao controlar a educação? 
f) O que foi a Concordata de 1801? 
g) A principal medida desse período foi o Código Civil Napoleônico.
   g1) Em que se inspirou? 
   g2) O que regulava? 
   g3) Quais seus princípios básicos? 
h) Caracterize a atuação de Napoleão na Política Externa:

06. Complete:
“Um plebiscito (consulta popular) restaurou a _____________, e Bonaparte tornou-se ___________. O objetivo era anular os movimentos favoráveis à Dinastia dos ____________, família do falecido rei Luís XVI. Napoleão, apesar de convidar o papa, colocou a coroa em sua cabeça, demonstrando não se submeter à ____________.”

07. Sobre O GOVERNO DO IMPÉRIO (1804-1814), responda:
a) Quais as principais características?
b) O que foi o Bloqueio Continental (1806)? Qual seu objetivo?
c) Por que houve resistências à política do Bloqueio Continental?
d) Quais as principais resistências? Explique-as:

08. “Para obrigar o czar Alexandre I, governante russo, a respeitar o Bloqueio Continental, Napoleão decidiu invadir a Rússia (1812)”. Como se deu esta invasão? O que foi a tática de “terra arrasada”?

09. Como se deu o declínio napoleônico?
10. Como se deu a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo?
11. Quais as principais consequências da Era Napoleônica?

GABARITO
01.
a) Napoleão não permitiu que o papa Pio VII o coroasse, colocando a coroa em sua própria cabeça e fazendo o mesmo com a nova imperatriz, Joséphine.
b) Era uma tentativa de mostrar que o poder, na França napoleônica, não vinha das igrejas, e sim do Imperador.

02. Nasceu em Córsega, em 15 de agosto de 1769, em uma família que possuía um título de pequena nobreza. Cursou a escola militar, tornando-se oficial de artilharia no início da Revolução Francesa. Os oficiais franceses, vindo da noreza, fugiram diante da revolução, abrindo vagas no oficialato a jovens militares dispostos a apoiar a burguesia. Napoleão construiu boas relações políticas, sendo amigo do irmão do líder jacobino Robespierre. Em 1793, comandou e garantiu a defesa da cidade de Toulon, ameaçada pelas forças contrarrevolucionárias. O sucesso militar permitiu a sua promoção a general com apenas 24 anos.

03. A queda dos jacobinos levou à sua prisão, mas logo foi convidado pelo Diretório para conter as revoltas em Paris. Enviado para lutar no exterior, venceu os austríacos na campanha da Itália (1796). Ocupou o Egito (1798) e derrotou os turcos na Síria (1799). Retornou à França como herói e encontrou o país abalado pela corrupção e anarquia do Diretório. Com o apoio de líderes da alta burguesia, juntou-se a dois membros do governo, Sieyès e Roger Ducos, e deu-se o “Golpe do 18 Brumário” (1799).

04.
I. Consulado: 1799-1804
II. Império: 1804-1814
III. Cem Dias: 1815

05.
a) Napoleão, Sieyès e Ducos.
b) ditadura militar
c)
- Reforma econômica
-- criação do Banco da França (1800) eo do franco (moeda);
-- controle da inflação;
-- incentivo à agricultura e à indústria;
-- realização de obras públicas de infraestrutura, como portos e estradas.

- Reforma administrativa
-- centralização administrativa com a nomeação de funcionários de confiança de Napoleão para os principais cargos públicos, inclusive fortalecendo a arrecadação de impostos.

- Reforma educacional
-- o Estado passou a controlar a educação, criando escolas primárias, secundárias (liceus) e superiores.

- Concordara de 1801

d) Facilitar o comércio.
e) Formar um corpo de cidadãos obedientes e funcionários prontos a servir ao governo.
f) Acordo entre o governo (Napoleão) e a Igreja (para Pio VI). O Estado passou a nomear os bispos em troca da proteção ao clero e aceitação do catolicismo como religião da maioria dos franceses. Vale ressaltar que foi mantida a liberdade de culto.

g)
g1) Inspirado no Direito Romano.
g2) Regulava as relações sociais, garantindo as conquistas burguesas.
g3) Liberdade individual, igualdade jurídica, defesa da propriedade e do capital (proibição de greves) e matrimônio civil separado do religioso.

h) Napoleão derrotou a Segunda Coligação (Inglaterra, Áustria, Rússia e Turquia). Assinou com a Inglaterra a Paz de Amiens (1802), obtendo controle da região italiana, incluindo os Estados Pontifícios (da Igreja), Espanha, Suíça e Holanda. Napoleão retornou com a escravidão nas colônias.

06. Monarquia/Napoleão I/Bourbons/Igreja

07.
a)
- Guerras externas: vitória sobre a Terceira Coligação (Inglaterra, Áustria, Rússia e Suécia), com destaque para o apoio da Espanha e a derrota para a iNglaterra na batalha naval de Trafalgar (almirante Nelson).
- Confederação do Reno: com o apoio dos príncipes alemães, Napoleão dissolveu o Sacro Império Romano-Germânico.

b) Foi a proibição napoleônica do comércio europeu com a Inglaterra. O objetivo era enfraquecer economicamente os ingleses. Nesse contexto, venceu a Quarta e a Quinta coligações (Inglaterra e Áustria), exigindo o respeito ao bloqueio.

c) Pois a Europa tinha uma base agrária, sendo a economia europeia dependente do comércio inglês.

d)
- Espanha: diante de propostas inglesas, foi invadida por Napoleão, que colocou seu irmão, José Napoleão, no poder (1808).
- Portugal: aliado inglês, foi obrigado a deslocar a Família Real de sua corte para o Brasil (1808), diante da invasão francesa. Assinou a “convenção secreta” com a Inglaterra, dando facilidades comerciais no Brasil em troca da proteção da Marinha inglesa.
- Rússia: tinha aderido ao bloqueio na Paz de Tilsit (1807), rompendo o acordo devido à grave crise financeira (1810).

08. Com um exército de mais de meio milhão de soldados, os franceses acreditavam em rápida vitória. Incapaz de enfrentar os inimigos, os russos usaram a tática de “terra arrasada”, ou seja, destruição de abrigos e alimentos, seguida de recuo da população para o interior. As tropas napoleônicas chegaram à capital Moscou e não encontravam abrigo ou comida. Os ataques em forma de guerrilha, as deserções e o rigoroso inverno dizimaram os invasores franceses.

09. Enfraquecido, Napoleão foi derrotado na Batalha das Nações, ou de Leipzig (1813), pela Sexta Coligação (Inglaterra, Rússia, Áustria, Prússia e Suécia). Em 1814, a França foi invadida. Napoleão renunciou e assinou o Tratado de Fontainebleau, sendo exilado com as pessoas de sua confiança, na Ilha de Elba (Mar Mediterrâneo). A monarquia foi restaurada com Luís XVIII, da Dinastia Bourbon.

10. Menos de um ano depois, Napoleão voltou à França, aclamado pelo voto e pelos soldados. O rei Luís XVIII teve que fugir. As forças antifrancesas, porém, reorganizaram-se. O exército napoleônico atacou e foi derrotado pela Sétima Coligação, na Batalha de Waterloo (18 de junho de 1815), na Bélgica.

11.
- contribuiu para a crise final do Antigo Regime;
- difundiu os ideias do liberalismo e do nacionalismo, bases das revoluções liberais de 1820, 1830 e 1848;
- contribuiu para a consolidação do capitalismo;
- incentivou os movimentos de independência das Américas;
- serviu de incentivo à Doutrina Monroe, base do imperialismo norte-americano sobre as Américas.
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Questionário e Gabarito elaborado com base na Apostila 'Eleva Plataforma de Ensino' do Colégio e Curso Elite - Ensino Fundamental II - 8º ano - volume 3
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