quinta-feira, 14 de junho de 2018

O Congresso de Viena [Exercícios/Gabarito]

O CONGRESSO DE VIENA

01. “Após a derrota de Napoleão e o decreto de seu exílio na Ilha de Santa Helena, havia ainda um grande problema a ser resolvido: o que fazer com a confusão gerada após as invasões francesas?”
a) Qual foi a solução?
b) Qual a duração desta solução?
c) Qual o objetivo?
d) Quais os representantes?
e) Quais os três princípios básicos?
f) Quem foi Talleyrand?
g) Quais as principais decisões?
h) Qual era a situação do Brasil (diga-se D. João) neste contexto?

02. Sobre a Santa Aliança, responda:
a) O que foi?
b) Por quem foi criada?
c) Qual seu objetivo?
d) Era baseado em qual princípio?
e) O que garantia?
f) Quais os principais membros?
g) Por que a Inglaterra não participou dos debates da Santa Aliança?
h) Quais as duas mais famosas intervenções bem-sucedidas da Santa Aliança?

03. Sobre a Doutrina Monroe, escreva o que se pede:
a) Ano:
b) Criador:
c) Frase:
d) Objetivo:

04. Explique por que a Santa Aliança fracassou no aspecto militar:
05. Explique como se deu a crise da Santa Aliança:
06. Quais as principais consequências da Era Napoleônica e do Congresso de Viena?

GABARITO
01. “Após a derrota de Napoleão e o decreto de seu exílio na Ilha de Santa Helena, havia ainda um grande problema a ser resolvido: o que fazer com a confusão gerada após as invasões francesas?”
a) Qual foi a solução?
A solução encontrada foi reunir, em Viena, na Áustria, os representantes europeus para definir um acordo de paz após a derrota napoleônica. A reunião ficou conhecida como Congresso de Viena.

b) Qual a duração desta solução?
Durou mais de um ano, entre maio de 1814 e junho de 1815.

c) Qual seu principal objetivo?
Seu principal objetivo era a reorganização do mapa político europeu, eliminando as influências liberais francesas.

d) Quais os representantes?
Metternich (Áustria), Alexandre I (Rússia), Frederico Guilherme III (Prússia) e Wellington e Castelareagh (Inglaterra).

e) Quais os três princípios básicos?
- Restauração: defendia a manutenção ou o retorno das monarquias governamentais de antes das invasões napoleônicas.
- Legitimidade: garantia o retorno das mesmas dinastias derrubadas por Napoleão, evitando possíveis guerras civis pela disputa de poder.
- Equilíbrio de forças: determinava que a divisão territorial não deveria favorecer uma nação, pois o desequilíbrio poderia gerar futuros conflitos.

f) Quem foi Talleyrand?
Usando esses três princípios, destacou-se a atuação do francês Talleyrand, que conseguiu defender os interesses da França restaurada.

g) Quais as principais decisões?
- A França pagou indenização para as nações prejudicadas pelas invasões napoleônicas, e perdeu sua marinha, mas manteve o seu território (Tratado de Paris);
- A Inglaterra fortaleceu seu comércio exterior, dominando pontos estratégicos no Mar Mediterrâneo, no sul da Árica e da Ásia.
- A Áustria, a Rússia e a Prússia dominaram territórios, aumentando suas fronteiras (a Áustria dominou os Bálcãs; a Rússia ficou com parte da Polônia, a Finlândia e a Bessarábia; e a Prússia, com parte da Saxônia, Westfália e Polônia).
- Ocorreu a criação da Santa Aliança, uma aliança militar antiliberal.

h) Qual era a situação de Portugal e do Brasil (diga-se D. João) neste contexto?
Na época, D. João, governante de Portugal, havia se transferido para o Brasil com toda a sua corte. O território português foi invadido e, mesmo com Napoleão derrotado, ainda era preciso reconstruir os estragos da guerra. D. João não pretendia voltar à Europa, mas desejava manter o trono português. A solução foi elevar o Brasil a Reino Unido de Portugal  Algarves (1815). Assim, juridicamente, o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se um reino, antes da Independência (1822), apesar de ter mantido o mesmo governo da metrópole portuguesa.

02. Sobre a Santa Aliança, responda:
a) O que foi?
Foi uma aliança militar de ajuda mútua entre as monarquias absolutistas, criada por sugestão do czar russo Alexandre I.

b) Qual seu objetivo?
Impedir movimentos revolucionários liberais.

c) Era baseado em qual princípio?
Princípio da intervenção militar.

d) O que garantia?
A preservação do absolutismo na Europa e do colonialismo na América.

e) Quais os principais membros?
Áustria, Rússia e Prússia.

f) Por que a Inglaterra não participou dos debates da Santa Aliança?
Porque, além do caráter antiliberal da aliança, a possibilidade de intervenção nas independências da América, que abririam mais mercados aos ingleses, afastou a Inglaterra do pacto militar.

g) Onde ocorreram as duas mais famosas intervenções bem-sucedidas da Santa Aliança?
Em Nápoles e na Espanha.

03. Sobre a Doutrina Monroe, escreva o que se pede:
a) Ano: 1824
b) Criador: pelo presidente norte-americano James Monroe
c) Frase: "A América para os americanos"
d) Objetivo: Proteger as Américas de possíveis intervenções da Santa Aliança. Assim como a Inglaterra, os EUA também desejavam a abertura de mercados pós-independência.

04. Explique por que a Santa Aliança fracassou no aspecto militar:
Pois não conseguira intervir nas independências da América - protegidas pela Inglaterra e pelos EUA - e na Independência da Grécia, em 1820 - que recebeu apoio da Rússia, que tinha interesses estratégicos na região.

05. Explique como se deu a crise da Santa Aliança:
Deu-se pela concorrência econômica entre os países-membros e pelo crescente avanço do liberalismo nas Revoluções Liberais, em 1820, 1830 e 1848.

06. Quais as principais consequências da Era Napoleônica e do Congresso de Viena?
- A Era Napoleônica contribuiu para a crise do Antigo Regime;
- O Congresso de Viena permitiu a sobrevivência conservadora de diversas monarquias absolutistas;
- A influência napoleônica difundiu os ideais do liberalismo e do nacionalismo, bases das Revoluções Liberais de 1820, 1830 e 1848, além de incentivar o movimento de independência das Américas;
- Nos EUA, o Congresso de Viena serviu de incentivo à Doutrina Monroe, base do imperialismo norte-americano sobre as Américas;
- O modelo de equilíbrio de forças na Europa impediu grandes conflitos durante todo o século XIX.
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Questionário e Gabarito elaborado com base na Apostila 'Eleva Plataforma de Ensino' do Colégio e Curso Elite - Ensino Fundamental II - 8º ano - volume 3
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