segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Princípios Fundamentais - Exercícios com Gabarito

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
01. (2019/UNILAB/Assistente em Administração) Consiste na forma de governo adotada pelo Estado brasileiro:
A) Federal.
B) República.
C) Presidencialismo.
D) Democracia Semidireta.
E) Estado Democrático de Direito.
 
02. (2020/MPE-CE/Promotor de Justiça de Entrância Inicial) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,
A) a forma republicana de Estado, cláusula pétrea expressa, caracterizada pela eletividade, temporariedade e responsabilidade do governante.
B) a forma republicana de governo, caracterizada pela eletividade, temporariedade e responsabilidade do governante.
C) a forma federativa de Estado, cláusula pétrea implícita, caracterizada pela tripartição dos poderes da União.
D) a forma federativa de Estado e o sistema presidencialista de governo.
E) a forma republicana de governo e a forma federativa de Estado, cláusulas pétreas expressas.
 
03. (2017/SEDUC-MT/Apoio Administrativo Educacional) Considerando os princípios fundamentais previstos nas disposições da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
A) A Constituição diz que o poder é do povo, mas que o seu exercício depende sempre da atuação de representantes eleitos
B) A Constituição estabelece que o poder é do povo e que o seu exercício se dá, exclusivamente, de forma direta
C) A Constituição reconhece que o poder é do povo, dele emanando e tendo seu exercício por meio de representantes eleitos diretamente
D) A Constituição condiciona o exercício do poder pelo povo à existência de eleições indiretas
E) A Constituição estabelece que o poder é dos representantes do povo e que o seu exercício se dá, exclusivamente, de forma direta
 
04. (2019/Prefeitura de Jataí – GO/Auditor de Controladoria) Com relação princípios fundamentais da República na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
A) O princípio federativo define o regime de governo adotado pelo Brasil.
B) O princípio republicano define a forma de Estado adotada pelo Brasil.
C) O princípio da separação de poderes define uma tripartição de funções Estatais, que, bem estabelecidas, definitivamente não se misturam.
D) O princípio do Estado Democrático de Direito define um modelo submetido ao império da lei e à soberania popular.
E) O princípio da soberania popular define que todo poder emana do povo, que o exerce diretamente.
 
GABARITO
1. B
2. B
3. C
4. D

Nacionalidade - Exercícios com Gabarito

NACIONALIDADE – EXERCÍCIOS
01. (2022/Câmara Municipal de São José dos Campos – SP/SP - Técnico Legislativo) Suponha que Josh e Mary, casados, cidadãos americanos, estavam de férias no Brasil quando, devido a uma intercorrência médica, Mary deu à luz prematuramente ao seu filho Brad. Considerando o disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que Brad
A) é brasileiro naturalizado e poderá perder sua naturalização em virtude da prática de atividade nociva ao interesse nacional.
B) no futuro poderá se candidatar para o cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Federativa do Brasil.
C) é brasileiro naturalizado e no futuro poderá ocupar o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados.
D) deve ser considerado como brasileiro nato, mas não poderá ocupar o cargo de oficial das Forças Armadas, pois seus pais são estrangeiros.
E) apenas será considerado brasileiro após residir por um ano ininterrupto no Brasil e comprovar que tem idoneidade moral.
 
02. (2021/SEAP – PA/Policial Penal Agente Penitenciário/Feminino) Marco nasceu na Alemanha, filho de pai alemão e mãe brasileira, que, na época do nascimento de Marco, estava a serviço da República Federativa do Brasil. Quanto à nacionalidade de Marco, é correto afirmar:
A) A nacionalidade originária de Marco é alemã, podendo vir a ser naturalizado brasileiro caso opte, a qualquer tempo e independente de registro em repartição brasileira, pela cidadania brasileira e renuncie a alemã.
B) Marco é brasileiro naturalizado, eis que sua mãe é brasileira.
C) Marco é brasileiro nato, pois é filho de mãe brasileira que estava a serviço da República Federativa do Brasil à época do nascimento de Marco.
D) Marco apenas poderá adquirir a nacionalidade brasileira derivada se for registrado em repartição brasileira e opte, até a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
 
03. (2021/MPE-PR/Promotor de Justiça Substituto) Emiliano nasceu no Japão, quando sua mãe, brasileira, realizava trabalho como contratada naquele país por empresa privada japonesa. O seu pai é chinês. Quando do nascimento, Emiliano apenas foi registrado no órgão competente no Japão. Assim, é correto dizer que:
A) Emiliano é brasileiro nato, possuindo dupla nacionalidade.
B) Emiliano é estrangeiro e não pode ser naturalizado brasileiro.
C) Emiliano não pode ser naturalizado brasileiro, pois sua mãe, à época do nascimento, trabalhava no Japão em uma empresa japonesa e não brasileira.
D) Emiliano pode ser considerado brasileiro nato, desde que venha a residir na República Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
E) Emiliano pode se tornar brasileiro caso o seu pai requeira a naturalização brasileira.
 
04. (2021/Prefeitura de Horizontina – RS/Agente Administrativo) De acordo com a Constituição Federal, são considerados brasileiros naturalizados:
A) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu País.
B) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
C) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
D) Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigida aos originários de Países de língua portuguesa apenas residência por quinze anos ininterruptos.
E) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
 
05. (2018/Prefeitura de Santa Rosa – RS/Advogado) Sobre o critério de atribuição da nacionalidade adotado pelo sistema jurídico brasileiro, é correto afirmar que:
A) A regra geral é o jus soli, admitindo-se, no entanto, casos de jus sanguinis.
B) A regra é a do jus soli, sem admitir casos de jus sanguinis.
C) A regra geral é o jus sanguinis, admitindo-se casos de jus soli.
D) A regra é a do jus sanguinis, sem admitir casos de jus soli.
E) Somente são brasileiros natos aqueles nascidos no território nacional.
 
06. (2021/Prefeitura de Candelária – RS/Almoxarife) Segundo o disposto na Constituição Federal de 1988, é privativo de brasileiro nato o cargo de:
A) Ministro do Supremo Tribunal de Justiça.
B) Ministro da Justiça.
C) Senador da República.
D) Deputado Federal.
E) Oficial das Forças Armadas.
 
07. (2016/MPE-SC/Promotor de Justiça – Matutina)
A Constituição Federal não admite que um brasileiro nato perca a nacionalidade brasileira.
 
08. (2019/CRO - RS /Advogado) De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta a respeito da nacionalidade.
A) As hipóteses de aquisição originária de nacionalidade estão previstas, de modo não taxativo, na Constituição, podendo a lei estabelecer situações adicionais.
B) Muito embora a regra adotada pela Constituição para aquisição originária de nacionalidade seja o critério jus sanguinis, há hipóteses em que se admite o critério jus soli, aliado ao atendimento de outros requisitos previstos na Carta.
C) A chamada nacionalidade potestativa consiste na aquisição originária por aquele que, nascido no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, venha a residir na República Federativa do Brasil, optando, no prazo máximo de um ano após o atingimento da maioridade, pela nacionalidade brasileira.
D) Não perde a nacionalidade brasileira aquele que tenha, em virtude do critério jus sanguinis, nacionalidade originária reconhecida por Estado estrangeiro.
E) Somente aos portugueses naturalizados são reconhecidos os mesmos direitos dos brasileiros.
 
GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. E
5. A
6. E
7. F
8. D

Direitos Políticos - Exercícios com Gabarito

DIREITOS POLÍTICOS - EXERCÍCIOS
01. (2019/Prefeitura de Conchas – SP/Procurador Jurídico) De acordo com a ordem constitucional vigente, são considerados direitos políticos positivos:
I – Perda e suspensão dos direitos políticos.
II – Votar e ser votado.
III – Propor ação popular e exercer a iniciativa popular.
 
A) Apenas o item I é verdadeiro.
B) Apenas o item II é verdadeiro.
C) Apenas o item III é verdadeiro.
D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
E) Todos os itens são verdadeiros.
 
02. (2019/MPE-GO/Promotor de Justiça – Reaplicação) A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular (artigo 14 da Constituição Federal de 1988). Sobre os direitos políticos, assinale a alternativa incorreta:
A) O plebiscito é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
B) O referendo é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.
C) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
D) O projeto de iniciativa popular deverá restringir-se a um único assunto e poderá ser rejeitado por vício de forma.
 
03. (2019/Prefeitura de Mauriti – CE/Advogado) Em relação aos direitos políticos, o analfabeto:
A) Vota facultativamente, mas é inelegível.
B) Vota obrigatoriamente e é elegível para cargos municipais.
C) Vota facultativamente e é elegível para cargos municipais.
D) Vota obrigatoriamente, mas é inelegível.
E) Vota facultativamente e é elegível para quaisquer cargos.
 
04. (2018/Câmara de Nova Venécia – ES/Procurador Jurídico) De acordo com a Constituição Federal, são condições de elegibilidade, na forma da lei, EXCETO:
A) O pleno exercício dos direitos políticos.
B) O domicílio eleitoral na circunscrição.
C) O alistamento eleitoral.
D) A condição de brasileiro nato.
 
05. (2017/Câmara de Altinópolis – SP/Procurador Jurídico) Suponha que Maria Antonieta, brasileira nata, maior de 21 anos, é casada com João da Silva, Prefeito do Município X, eleito para o cargo no ano de 2014. Partindo da regra atual da Constituição Federal e do entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal sobre inelegibilidades, caso Maria Antonieta dissolva o vínculo conjugal no ano de 2018, ano em que João da Silva se candidatará à reeleição, e decida, por sua vez, se candidatar ao cargo de Vereadora no Município X, no pleito eleitoral do mesmo ano, será considerada
A) elegível, uma vez que a dissolução do vínculo conjugal, ainda que no curso do mandato, afasta a regra de inelegibilidade.
B) elegível, desde que a dissolução do vínculo conjugal ocorra até 3 meses antes do pleito eleitoral.
C) elegível, desde que a dissolução do vínculo conjugal ocorra até 6 meses antes do pleito eleitoral.
D) inelegível, ainda que já seja Vereadora do Município X e esteja concorrendo à reeleição, pois a dissolução do vínculo pode ter se dado de forma fictícia.
E) inelegível, pois a dissolução do vínculo conjugal ocorrida no curso do mandato não afasta a inelegibilidade.
 
GABARIRO
1. D
2. D
3. A
4. D
5. E