C.T.T.I.
– Marketing Imobiliário
1)
Segundo Philip Kotler, como pode ser definido Marketing?
“Marketing
é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que
necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor
com outros.”
2)
Os 4 CS, segundo o professor Robert Lauterbom visa:
(
) Avaliação e Custo
(
) Comunicação e Avaliação
(x)
Consumidor e Comunicação
(
) Conveniência e Avaliação
Os
4 PS de E. Jerome McCarthy: Produto, Ponto, Promoção e Preço.
Os
4 AS de Raimar Richers: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.
Os
4 CS de Prof. Robert Lauterbom: Consumidor, Custo, Comunicação e Conveniência.
3)
Tipo de marketing que visa a qualidade das relações além de dados de saneamento
básico e qualidade da vida.
( ) Marketing Político
( ) Marketing Industrial
( ) Marketing de Serviços
(X)
Marketing Social
Marketing
Social: aquele em que a qualidade das relações sociais é avaliada por
indicadores sociais, como o índice de natalidade e de mortalidade, dados de
saneamento básico e de qualidade de vida em geral, etc.
Marketing
Político: o político num regime democrático é um produto e para conquistar
votos utiliza todas as técnicas de marketing.
Marketing
de Serviços: Nos serviços em geral, é aplicável o conceito de marketing, seja
em serviços de lazer, como clubes, hotéis, motéis sejam para serviços em geral,
desde serviços públicos de profissionais liberais até de consertos, reparos,
instalações, como oficinas de automóveis, bancos, seguros, etc.
Marketing
Agrícola: a venda de produtos e serviços agropecuários pode ser regida por
técnicas mercadológicas como pesquisas, serviços ao cliente, etc.
Marketing
Industrial: a especificação do produto, no processo de pré-venda, a instalação
do produto ou serviço e as garantias de pós-venda fazem parte das técnicas de
marketing que podem ser adotadas para produtos e serviços industriais.
Marketing
de Serviços de Saúde: os serviços médicos, odontológicos e de saúde em geral,
como hospitais, começam a compreender que o marketing não administra a demanda
de doenças, mas pode orientar a população sobre o melhor uso de serviços
preventivos e de saúde em particular.
Marketing
de Instituições que não visam ao lucro: uma empresa que não visa ao lucro
muitas vezes transfere a posse de um produto ou serviço como uma posse
lucrativa, mas não recebe dinheiro em troca. Os serviços públicos em geral hoje
fazem marketing, sobretudo pesquisa de aceitação de seus serviços, etc.
4)
Defina:
a)
Carta de arrematação
O
comprador compra um imóvel através de leilão judicial (arremate em leilão).
b)
Testamento
Documento
pela qual o herdeiro se habilita no inventário a fim de transferir a
propriedade para o seu nome.
5)
Cite as características psicológicas que mais tem influência a segmentação de
mercado.
Personalidade,
Atitudes, Estilo de vida (Atividades, Interesses e Opiniões ou valores).
Escritura de compra e venda
– Como diz o nome, é feita quando o comprador paga o total do preço, sendo emitido
na posse definitiva do imóvel.
Escritura de compra e venda
com o pacto adjetivo de hipoteca – Quando o comprador paga o total do preço,
através de empréstimo, ficando o imóvel hipotecado ao credor, como garantia de
pagamento.
Escritura de promessa de
compra e venda – É lavrada quando o comprador paga a prazo (parcelado) pelo
imóvel.
Escritura de promessa de
cessão – No caso do vendedor possuir uma promessa de compra e venda e prometer
ceder o saldo da dívida que tem com o dono anterior (interveniente)
Escritura de cessão –
Quando o vendedor possui uma promessa de compra e venda e nada mais deve: então
cede os seus direitos definitivamente ao novo comprador.
Escritura de doação -
Quando o imóvel foi havido gratuitamente. Exemplo: o pai doa para o filho;
geralmente neste caso o pai guarda para si o direito de usufruto, ficando então
o imóvel gravado, através de cláusula inserida na escritura. Pode doar sem manter
o usufruto.
Escritura de doação em
pagamento – Quando uma pessoa tem uma dívida e, não tendo como pagar dá o
imóvel em pagamento da dívida, claro que com a concordância do credor.
Escritura de permuta –
Quando se troca um imóvel por outro, mesmo de diferentes valores.
Carta de adjudicação –
Quando os herdeiros renunciam a seus direitos de herança em favor de um deles:
ou no caso de divórcio, quando um cônjuge renuncia a favor do outro: aí então o
juiz adjudica o imóvel.
Forma de partilha – Quando
o imóvel é adquirido por inventário de herança ou por inventário de divórcio.
Procuração em causa própria
– Quando o outorgado (procurador) pode formalizar uma venda sem qualquer
anuência do outorgante (vendedor), inclusive sem prestação de contas. Está
sujeita ao pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis) e sujeita
à averbação do RGI (Registro Geral de Imóveis) respectivo.
Usucapião – É a aquisição
de imóvel, via processo judicial em razão de posse por longo período (há lei
específica).
Testamento – Documento pela
qual o herdeiro se habilita no inventário a fim de transferir a propriedade
para o seu nome.
Rescisão – Documento
lavrado para desfazer uma determinada transação.
Re - Ratificação – Para a
necessidade de retificar erro ou omissão em uma escritura anterior.
Convenção de condomínios –
Para estabelecer normas, regras, deveres, direitos e obrigações de um
condomínio.
Escritura de mútuo ou
hipoteca – Quando o proprietário se confessa devedor e dá o imóvel em garantia
da dívida.
Lista de Exercícios retirada do curso de TTI oferecido pelo Colégio e Curso WMG.
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